sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Violência Moderna.



O que é violência... O que de fato é a violência?
Será que violentar, é apenas o ato de atacar, agredir e ferir alguém?

A violência é muito mais do que "simplesmente" machucar o outro, e ser ferido fisicamente, é a menor das violências a que o homem pode ser submetido.
Existem as violências morais, as que ferem a integridade moral do homem, as que usurpam o Direito Natural à Dignidade da Pessoa Humana; As violências "legitimas" praticadas pelo Estado e, escamoteadas sob o argumento da Coercitividade; As violências éticas praticadas pelos Srs. Políticos "Respeitáveis" por meio da corrupção, da falta de decoro (popular falta de vergonha na cara), dos privilégios concedidos a familiares e outros aproveitadores, e a consequente desmoralização da democracia brasileira. Tudo isso é violência.
A diferença para a agressão física, é que de um "coro", em dois dias você já se recuperou, a violência moral pode demorar uma vida, ou uma história inteira de um Estado, e em alguns casos, não é curada nunca!
Mas como seria possível acabar com essas violências que assolam a sociedade moderna, e deixa acuado o cidadão, que vive com medo do bandido, da polícia, do deputado e até do vizinho, que por sua vez tem medo do outro e assim por diante.
Só se elimina a violência de um Estado, dando a seus concidadãos, meios de enfrentá-la de cabeça erguida, não pelas armas, mas pelo conhecimento, pelo discernimento, pela informação livre de manipulação da mídia e outros elementos fundamentais a existência de um sistema que se baseia da segregação social e, define o indivíduo pela sua capacidade de consumo.
A sociedade carece urgentemente de programas que permitam ao indivíduo proporcionar sua mudança pessoal e, por conseguinte, a mudança do meio no qual ele esta inserido, não de esmolas estatais que alienam e acomodam cada vez mais o pseudo-cidadão em sua condição de estagnação político-social, sem cultura ou informação relevante para que ele se insira por si próprio dentro da sociedade, e a torne mais Humana.
Aliás, cada vez que penso nisso, concluo com mais convicção, que a única carência realmente relevante da sociedade atual, é a Humanidade.

Sem mais!

3 comentários:

  1. " O Homo se diz Sapiens, mas o que mais lhe parece faltar é a sapiência "
    Panorama-Forfun.

    A questão é mais que humanidade, é sapiência.

    ResponderExcluir
  2. E "sapiência" não faz parte da Humanidade?

    ResponderExcluir
  3. É aquela velha história de que atos e palavras doem mais que um tapa na cara né...

    Complicado!!

    Ótimo texto Carlos...
    Parabens!!!

    Bjos e bom fim de semana...

    ResponderExcluir