quinta-feira, 10 de setembro de 2009

"Teoria do Caos Social".



Bem, motivado por sabe deus o que, resolvi falar da falta de educação e respeito pelo espaço alheio, continuando a série "Caos Social"...

Existem teorias que dizem que quando passamos do Estado Absolutista para o Estado Democrático, o que era propriedade do Príncipe (res fisci), passou a ser propriedade do Povo (res publicae ou loca publicae), ou de uso do Povo (res quorum commercium non sit). Obviamente, existiram estágios entre um e outro, tendo em vista que seria impossível, "pular" de um Estado Absoluto, ao Poder Popular da noite para o dia, mas isso, agora é irrelevante, em outras palavras, esse conteúdo histórico, não serve pra nada agora. Passemos então ao que é salutar a esta dissertação.

É inegável que com a queda do regime militar o nível da educação caiu significativamente, o que em minha humilde opinião, foi um alto preço pago em troca do direito de poder manifestar-se "livremente", e hoje mais do que nunca, isso é notório dentro da sociedade. Não defendo esse regime, mas digo que ao menos, durante o mesmo as pessoas tinham acesso ao mínimo de educação, e falo mais, a meu ver, trocamos uma ditadura por outra.

Vivemos um tempo, onde as pessoas se preocupam mais com objetos, status, poderio econômico e ideologias estereotipadas, do que com as próprias pessoas. Esse tipo de relação, como vários outros problemas já citados aqui por minha pessoa, são, em meu entendimento, nada mais que, um reflexo da mentalidade utilitarista propagada pela chamada “Sociedade de Consumo” e, pelo sistema Capitalista predominante na atualidade. É inegável, que o capitalismo tenha suas vantagens (pelo menos teóricas), bem como propiciar ao indivíduo, possibilidades de exercer suas capacidades plenamente, e ser remunerado em conformidade a elas. Mas partindo desse pressuposto, também o Comunismo Marxista seria perfeito, pois minoraria o abismo social existente, permitindo que o indivíduo, contribuísse com o todo de acordo com suas capacidades e, o todo em contrapartida, proveria esse indivíduo, dentro das suas necessidades. O que quero dizer com isso, é que na teoria, qualquer sistema político-econômico, pode ser perfeito, mas na prática, para que qualquer um desses seja no mínimo tolerável, é necessário que haja educação, moral, ética e respeitabilidade entre seus cidadãos, de outro modo, é impossível construir uma Nação, podemos criar um País, um Estado e, talvez até uma pátria, já que esta ultima, refere-se mais a um sentimento do que a um sistema propriamente dito, mas uma Nação, é mais do que isso.
Uma Nação é construída a partir de seu Povo, a partir dos fundamentos mais básicos construídos de maneira sólida, sendo a educação, o principal desses fundamentos. Como é possível, exigir de um Povo sem informação, e mais, sem formação moral e sem exemplo digno que parta de seus governantes, uma postura política que propicie a ele mesmo condições de trabalhar pelo bem comum, nos termos que descreve o art. 1º Parágrafo Único da Constituição da República Federativa do Brasil: “Todo poder emana do Povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”, sendo que grande parte do Povo, não lembra nem em quem votou nas ultimas eleições.
Nas palavras adaptadas do amigo Cid, “estamos transformando uma República Democrática, numa República Demagógica”, e permaneceremos assim, até que o Povo (essa parte que “domina” os meios intelectuais e econômicos) se toque de que as atrocidades cometidas hoje, são culpa de sua própria ignorância, e resolva mover-se em prol de construir algo que transcenda seus próprios objetivos pessoais e, proporcione à todos, condições plenas de lutar contra suas próprias “fomes” sejam elas quais forem.

Mas até que isso ocorra, estaremos fadados a essa barbárie político-social, que tem nos assolado a muito.

Um comentário:

  1. Nossa Carlos....

    Ótima reflexão... Qdo vc escrever um livro, me avisa que serei a primeira a comprar... a coerência de seus textos com a realidade é absoluta!!...

    Muita gente acha isto, porém quase ninguém tem coragem de se expressar.. pois o povo não age contra tudo o que acontece, mesmo tendo todo o poder para tal atividade...

    Complicado.. mas ainda sonho que nós iremos de fato ter um governo que seja justo ..

    Bjos e mais uma vez, obrigada pelas belas palavras...

    ResponderExcluir