terça-feira, 18 de agosto de 2009

"Filosofia Religiosa".



"Ando tão a flor da pele que o meu desejo se confunde com a vontade de nem ser"...

Ontem denunciaram minha tendência as "filosofias religiosas", ainda vou perguntar em qual sentido isso foi dito, mas essa colocação me intrigou no seguinte sentido: -Será que eu tenho me tornado um cético, ou tenho apenas tentado buscar uma alternativa que se encaixe nas minhas crenças pessoais e, que seja completamente livre de pseudo-moralismos?
Afinal, será que eu tenho me tornado um repugnante pseudo-moralista, às avessas?

Avaliar as diversas formas do Ser, nada mais é que, parte da minha intenção de à posteriori, partir para a analise da sociedade em comunhão com este indivíduo que antes de tudo, é o Ser e, é também o não-Ser, afinal, o não-Ser, é a alteridade, é o que o Ser não é e, já que ninguém pode ser tudo ao mesmo tempo, então, o indivíduo sendo alguma coisa, deixa de ser outra, de modo que o Ser e o não-Ser manifestam-se em concomitância num mesmo indivíduo.
Portanto se a religião ou a religiosidade, influenciam nas diversas formas do Ser se manifestar, sim eu sou tendencioso as "filosofias religiosas", d'outro modo NÃO!

E NÃO, porque pouco me importa descobrir porque deus de repente resolveu mandar pra terra o diabo se é que isso aconteceu mesmo e etc. Não é minha intenção debater sobre os dogmas religiosos de qualquer seita ou religião, ou fundar uma espécie de "Cristianismo-filosófico", como fez meu colega quanto ao comunismo dele, criando uma corrente pessoal, enfim, prefiro acreditar que deus existe e, é bom na maioria das vezes, que as religiões são estúpidas, e que todo resto é babaquice!

Protestem a vontade...
"Love is my religion!"

4 comentários:

  1. Puxa Carlos...

    Mas que coisa te disseram heim...
    Qual é o problema do questionamento sobre a vida, a existência e tudo o mais que existe como transparente ou não...

    Na programação (de sistemas de informação - informática - tecnologia), isto se chama "code-behind", ou seja, o código que se está por trás do modelo visual.

    Concordo com Platão ao dizer que: "Uma vida não questionada não merece ser vivida." e isto em tudo o mais que existe...

    Se devemos questionar a vida, porque não questionarmos tudo o mais que a compõe?

    Quanto a religiosidade, cada um crê da melhor forma na existência do ser que nos criou.. eu não tenho "religião" bem dizendo, não creio que seja uma religião..

    Pela nomenclatura fornecida, sou evangélica, porém, eu acredito em Deus e acredito na Bíblia... São muitas as religiões que acreditam na Bíblia, então, como nos definirmos...

    Enfim.. não sei se alcancei o que escreveu.. mas o que entendi, isto comentei...

    Bjs e se cuida!!!

    ResponderExcluir
  2. hehe, como promotor filosofico, eu assumo a responsabilidade sobre a denuncia ja citada pelo reu, carlos porfirio neto, que foi proferida esses dias para tras, apos a minha pessoa ter tido a oportunidade de presenciar varias observações filosoficas do reu, ja mencionado, sobre tais assuntos. hehe, chega de bla bla bla. o brother, isto foi uma coisa que eu ja andava reparando ha muito tempo, nesses varios bate-papos filosoficos que nos dois ja tivemos. e o que a mocinha acima e Platao disseram, é muito interessante: se nao questionamos a vida que vivemos, nao a merecemos, pois é a unica coisa que realmente temos de valor, e pra agravar mais ainda, estamos aqui em uma oportunidade unica, ja que o carlos porfirio e o thales augusto so estarao aqui, neste planeta maravilhoso e misterioso, somente uma vez, assim como o magnifico platao ja esteve. entao, como parte da poeira estelar que flutua pelo universo meu nobre amigo, lhe digo sem nenhuma duvida: destrinche o conhecimento do mundo, assim como uma criança que quer descobrir a qualquer modo o segredo do truque de magica. ser filosofo é um privilegio para poucos, entao agarre esta dadiva, e viva intensamente. um abraco, Thales.

    ResponderExcluir
  3. Exelentissimo, Senhor, Doutor acusador:
    O referido, é verdade do que dou fé, e digo-lhes mais: Jamais deixei de questionar minha vida e, são esses questionamentos que movem meu desejo pelo saber. Ademais, os questionamentos movem o mundo, a história, a evuloção dos povos e do homem só se dão, apartir dos mistérios inerentes a sua existência.

    Mas o grande mistério que mais me intriga, é exatamente, onde está o Wally?

    yo-yo-yo-há!

    ResponderExcluir
  4. Ora meu caro, esta resposta é mais clara que o sol nascente a leste: O CID, nosso querido colega de sala, hehehehehe, ele é o tão famoso e "sumido na multidão" Wally.

    Abração.

    ResponderExcluir